Dicas

Como usar imagens WebP no WordPress (converter e baixar)

Aprenda como converter, baixar e usar imagens webp em suas postagens do WordPress. Melhore o tempo de carregamento de páginas e ofereça uma melhor experiência para seus usuário.

O que é WebP

WebP é um formato de imagem moderno, que proporciona uma compressão melhorada, com pouca ou mesmo sem perdas, para imagens na web. Os arquivos WebP são cerca de 30% menores que os formatos JPEG, PNG ou GIF, resultando em sites mais rápidos e com menos uso dos recursos do servidor.

WordPress 5.8 com suporte para imagens WebP

Segundo a página de suporte (idioma em inglês) do WordPress, a partir da versão 5.8 em diante, já é possível fazer o upload de imagens WebP. No entanto, o serviço de hospedagem deve dar suporte para o formato. Os desenvolvedores do WordPress prometem que essa nova atualização chegou para melhorar o desempenho do site e a experiência do visitante. De acordo com o site caniuse, o WebP é compatível com todos os navegadores modernos.

Atualizando imagens do blog

Há tempos utilizamos um plugin para fazer a conversão automaticamente das imagens JPG e PNG para WebP. Portanto, ainda dependemos dele para manter as imagens neste formato.

Mas agora que o WordPress possui esse suporte, estamos analisando se vale a pena ou não atualizar todas as nossas imagens manualmente. Temos a convicção que não será uma tarefa fácil converter mais de 3.400 itens, vamos ver se compensa o esforço. Abaixo, explicaremos melhor todo o processo.

Redução do arquivo em quase 50%

No exemplo abaixo, testamos o procedimento com uma imagem JPEG de 1200×801 e com o tamanho de arquivo de 118kb.

imagem com formato jpeg

Após a conversão para webp, o tamanho do arquivo caiu para 62,6kb, como mostra a imagem abaixo. Uma compactação do arquivo de quase 50%, mesmo salvando com uma qualidade alta de 90%.

imagem convertida para webp

Isso prova que realmente vale a pena usar imagens webp na criação do conteúdo de nossas postagens.

Como converter e salvar imagens no formato WebP?

Para converter as imagens, usaremos uma ferramenta online que é bastante eficaz e fácil de utilizar.

1. Primeiro, acesse este site para fazer o upload da imagem que você deseja converter para .webp. Em seguida, role a tela para baixo e clique no botão “ABRIR O PIXLR X“.

Como converter e salvar imagens no formato WebP?

2. Clique no botão “IMAGEM ABERTA“, selecione a imagem no seu computador e clique em “Abrir” para enviar.

Como converter e salvar imagens no formato WebP?

3. Após carregar a imagem no editor, clique no botão “SALVAR“.

Como converter e salvar imagens no formato WebP?

4. Na janela com título “Salvar imagem”, altere o nome da imagem se desejar, selecione o formato em “WEBP“, escolha a qualidade “ALTA” e clique em “BAIXAR“.

Como converter e salvar imagens no formato WebP?

Você pode alterar a largura e a altura da imagem antes de salvá-la, bastar digitar os valores nos campos indicados. No entanto, esses valores não podem ultrapassar o tamanho original da imagem, ou seja, terá sempre que ser menor.

Como inserir imagens WebP em postagens do WordPress?

Depois de ter convertido e salvo sua imagem .webp no computador, chegou a hora de fazer o upload para sua postagem. Como exemplo, vamos inserir a imagem entre um parágrafo e outro.

1. Na postagem, insira espaço entre o parágrafo. Clique no quadradinho com o sinal “+” e depois na janelinha que abrir, clique no ícone da “Imagem“.

Como inserir imagens WebP em postagens do WordPress?

3. Clique em “Enviar” e depois selecione no seu computador a imagem que foi convertida para o .webp. Clique em “Abrir” para fazer o upload.

Como inserir imagens WebP em postagens do WordPress?

5. Use as ferramentas do editor para alinhar a imagem. Por questão de estética, é de boa prática posicionar imagens com tamanhos acima de 800×600 no centro da página.

Agora que o WordPress possui suporte para imagens webp, os editores poderão criar páginas mais rápidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também:

Botão Voltar ao topo