Lançado como a mais recente iteração pelo Google e Samsung após o relançamento conjunto em 2021, este sistema operacional promete elevar a experiência do usuário a novos patamares. No entanto, a jornada para adquirir a atualização para o Wear OS 4 revela-se um desafio para muitos usuários, dada a complexidade do processo de implementação.
Este tutorial visa oferecer uma visão aprofundada sobre o que há de novo no Wear OS 4, quais são os smartwatches atualmente compatíveis e as etapas para verificar e obter a aguardada atualização em seus dispositivos. Prepare-se para explorar as inovações, desafios e expectativas que moldam o caminho rumo ao futuro dos smartwatches com o Wear OS 4.
O que há de novo no Wear OS 4?
O Wear OS 4 é a mais recente versão do sistema operacional smartwatch do Google, lançada em 2023. A atualização traz uma série de novos recursos e melhorias de desempenho, incluindo:
- Backups em nuvem do smartwatch: agora você pode restaurar um backup do seu smartwatch ao mudar para outro telefone.
- Novas ferramentas de mostrador de relógio: os desenvolvedores de mostradores de relógio têm novas ferramentas para criar mostradores mais eficientes em termos de energia e personalizáveis.
- Melhorias na vida útil da bateria: o Wear OS 4 foi otimizado para melhorar a duração da bateria.
Adicionalmente, proprietários do Google Pixel Watch original receberão recursos de segurança do relógio de segunda geração ao atualizar para o Wear OS 4, incluindo Verificação de Segurança e Compartilhamento de Emergência. Aplicativos populares como Gmail, Google Agenda e Google Home também foram aprimorados para oferecer uma experiência mais fluida.
Quais os relógios compatíveis com o Wear OS 4?
A Samsung liderou o caminho ao exibir o Wear OS 4 com o lançamento da série Galaxy Watch 6, enquanto o Google apresentou sua versão com o Pixel Watch 2. Ainda assim, a lista de relógios compatíveis é limitada no momento. Os proprietários do Pixel Watch 1 agora também podem desfrutar da atualização. No entanto, não há informações sobre a compatibilidade de outros fabricantes, como Fossil, Mobvoi, Xiaomi, Citizen, Tag Heuer e Montblanc.
Até o momento, apenas os seguintes relógios são compatíveis com o Wear OS 4:
- Samsung Galaxy Watch 5
- Samsung Galaxy Watch 4
- Samsung Galaxy Watch 3
- Samsung Galaxy Watch Active 2
- Samsung Galaxy Watch Active
- Google Pixel Watch 2
- Google Pixel Watch
Não há informações oficiais sobre quando outros smartwatches serão atualizados para o Wear OS 4. No entanto, alguns relógios, como o TicWatch Pro 5 e o Xiaomi Watch 2 Pro, podem ser prováveis de serem atualizados, pois atualmente rodam o Wear OS 3.5 e apresentam o mesmo processador Snapdragon W5 + Gen 1 que está dentro do Pixel Watch 2.
Como verificar a atualização no seu smartwatch?
Para verificar se o seu smartwatch é compatível com o Wear OS 4 e se há uma atualização disponível, siga estas etapas:
- Na tela inicial/mostrador do relógio, deslize de cima para baixo na tela para abrir o dock.
- Toque no ícone ‘Configurações’ e role para baixo até ‘Sistema’ na lista de opções.
- Escolha ‘Sobre’ e depois ‘Atualizações do sistema’.
- Seu relógio lhe dará a opção de baixar a versão mais recente do sistema, caso ela ainda não esteja instalada.
Embora o Wear OS 4 traga melhorias notáveis, a incerteza sobre a atualização para outros smartwatches permanece. Continuaremos atualizando esta seção à medida que mais informações e anúncios surgirem. Até lá, os usuários podem aproveitar os benefícios da atualização nos dispositivos compatíveis e aguardar notícias sobre a expansão da lista de relógios suportados.