Os novos smartwatches Amazfit GTR 3 e Amazfit GTS 3 vêm com um design atualizado e novos recursos, incluindo um novo sistema operacional chamado Zepp OS que traz suporte para aplicativos, entre outros. Há também o terceiro modelo que é o Amazfit GTR 3 Pro ao qual foi adicionado mais recursos.
O Amazfit GTR 3 e o Amazfit GTS 3 possuem pulseiras de silicone antibacterianas adequadas para proteger a pele. Já o Amazfit GTR 3 Pro vem com uma estilosa pulseira de couro no. Todos os três têm uma coroa de navegação clássica. O Amazfit GTR 3 Pro possui um alto-falante, permitindo que os usuários façam e recebam chamadas no relógio.
Qual a diferença entre o Amazfit GTR 3, GTR 3 Pro e Amazfit GTS 3?
Amazfit GTR 3, GTR 3 Pro e GTA 3 são smartwatches quase idênticos em termos de funcionalidade básica. As maiores diferenças estão na aparência. A principal diferença entre os três novos relógios da Amazfit é o design.
O Amazfit GTR 3 Pro apresenta uma tela de toque AMOLED Ultra HD de 1,45 polegadas (480×480 pixels) com densidade de 331ppi pixels. O Amazfit GTR 3 apresenta uma tela de toque AMOLED HD redonda de 1,39 polegadas (454×454 pixels) com densidade de pixels de 326ppi. O Amazfit GTS 3 recebe uma tela quadrada de toque AMOLED HD de 1,75 polegadas (390×450 pixels) com densidade de pixels de 341ppi. Os visores dos três smartwatches têm brilho máximo de até 1.000nits e exibem um vidro temperado com revestimento anti-impressão digital. Todos os três executam o SO Zepp de propriedade da Amazfit.
Como mencionado, os novos smartwatches Amazfit são embalados com uma gama de recursos de rastreamento de saúde que monitoram a frequência cardíaca, saturação de oxigênio no sangue (SpO2), estresse e sono. Além disso, eles têm sistema de avaliação de saúde PAI e podem rastrear os ciclos menstruais. Eles também vêm com mais de 150 modos esportivos e podem reconhecer automaticamente 8 esportes – corrida ao ar livre, caminhada em local fechado, caminhada, esteira, ciclismo ao ar livre, máquina de remo, elíptica e natação na piscina. O Amazfit GTR 3 Pro, Amazfit GTR 3 e Amazfit GTS 3 são resistentes à água até 5ATM (50 metros).
Os três smartwatches são compatíveis com smartphones com Android 7 / iOS 12 ou posterior. Os smartwatches podem ser controlados através do aplicativo Zepp. O Amazfit GTR 3 Pro possui Bluetooth v5, enquanto os outros dois possuem Bluetooth v5.1 BLE. O GTR 3 Pro e o GTR 3 têm um layout de dois botões, sendo o de cima uma coroa que pode ser usada para navegar na interface. O Amazfit GTS 3 apresenta um layout de botão único.
O Amazfit GTR 3 Pro pode durar até 12 dias com uma única carga através de sua bateria de 450mAh. O GTR 3 tem a mesma capacidade de bateria, mas pode durar até 21 dias. Por outro lado, o GTS 3 tem bateria de 250mAh e pode durar até 12 dias com uma única carga. Outros sensores a bordo nos smartwatches Amazfit são acelerômetro, giroscópio, sensor geomagnético, altímetro barométrico, luz ambiente e sensores de temperatura. Eles também vêm com GPS, GLONASS, Galileo, BDS e QZSS.
O Amazfit GTR 3 Pro mede 46x46x10,7mm e pesa 32 gramas. O Amazfit GTR 3 mede 45,8×45,8×10,8mm e pesa 32 gramas. O Amazfit GTS 3 mede 42,4x36x8,8mm e pesa 24,4 gramas. Todos os três smartwatches são construídos em alumínio.
Duração e especificação da bateria
De acordo com a Amazfit, a célula de 450 mAh fornece até 12 dias de vida útil da bateria ininterrupta com uma única carga. Agora, eu não vou nem comparar isso com a bateria de 18 horas do Apple Watch 7, mas vou mencionar que o Garmin Venu 2, um dos meus rastreadores de fitness favoritos no momento, tem um ‘up para a vida da bateria de 11 dias. E fiquei muito surpreso com isso, sem falar nos 12 dias que o GTR 3 Pro tem a oferecer.
Ainda mais surpreendente, o GTR 3 Pro tem uma proporção impressionante de 70,6% entre a tela e o corpo e pesa apenas 32 gramas. Existem dois botões físicos na borda da caixa, uma coroa de relógio e um botão abaixo. Obviamente, o próprio relógio é totalmente compatível com o toque. Um recurso interessante é a opção “4 em 1 fácil medição de saúde”. Ele mede quatro métricas de saúde (frequência cardíaca, oxigênio no sangue, nível de estresse e frequência respiratória) em um toque em apenas 45 segundos, graças ao 6PD (fotodiodos) integrado BioTrackerTM PPG 3.0.
Teremos que esperar para ver se isso é preciso. Existe algum armazenamento interno, não muito, mas o suficiente para armazenar até 470 músicas, segundo Amazfit. Existem também mais de 150 modos esportivos integrados, embora eu tenha certeza que a maioria deles seja uma variação de um tema, podemos assumir que o básico está coberto. Você também obtém GPS integrado (sistema de cinco satélites), controle de voz (Offline Voice Assistant para abrir um modo esportivo ou recurso de saúde), sono avançado e rastreamento menstrual e muito mais.
Qual escolher? GTR 3 com tela redonda ou GTS 3 com tela quadrada?
O Amazfit GTR 3 é a versão leve do GTR 3 Pro, mas graças ao tamanho da tela um pouco menor (1,39 ”), a mesma bateria que alimenta o relógio principal oferece vida útil ainda mais longa: até 21 dias no caso do GTR 3. O GTR 3 não tem alto-falante, Wi-Fi ou armazenamento de música, mas tem todas as outras vantagens de seu irmão maior, incluindo os mais de 150 modos esportivos, reconhecimento automático de esportes e muito mais. A resolução da tela é quase tão alta quanto a do GTR 3 Pro (326 ppi contra 331 ppi).
O Amazfit GTS 3 tem um mostrador quadrado e esta versão ostenta a tela mais impressionante do lote: uma tela AMOLED ultra HD de 1,75 polegadas com resolução de 341 ppi. O mostrador quadrado do relógio é um aceno óbvio para o Apple Watch e uma reminiscência do Amazfit GTS 2e, um relógio de que gostei bastante. O GTS 3 parece ainda mais competente do que seu antecessor, o que é uma ótima notícia. Sem mencionar que também é muito barato.
Amazfit GTR 3 GTR 3 Pro e GTS 3: smartwatches para treinos e muitos mais
Os novos smartwatches Amazfit exibem notificações do telefone, bem como os resultados das medições feitas por vários sensores internos. Eles monitoram o pulso, a oxigenação do sangue, o estresse e a respiração – a medição precisa de todos os quatro parâmetros ao mesmo tempo leva apenas 45 segundos, graças à tecnologia BioTracker 3.0. Também tinha a função de monitorar o tempo e a qualidade do sono.
Tanto o GTR 3 como o GTR 3 Pro ou GTS 3, suportam mais de 150 modos esportivos (60 a mais que seus predecessores), e 8 disciplinas podem ser detectadas por si mesmas. Eles também usam um novo chip GPS que deve ser 20% mais rápido e 40% mais preciso. O conjunto é complementado por mini aplicativos do sistema Zepp OS, como calendário, calculadora, notebook ou contador de copo d’água. Amazfit GTR 3 Pro também permite que você faça chamadas de voz. Vale ressaltar que os relógios são compatíveis com serviços como Apple Health, Google Fit ou Strava.
Como dito antes, os três smartwatches possuem suporte para mais de 150 modos esportivos, uma atualização significativa dos 90 modelos esportivos suportados por seus predecessores. O fabricante também adicionou um modo de eSports que rastreia sua frequência cardíaca e outros dados biométricos ao jogar videogames. Os novos smartwatches também têm suporte para reconhecimento automático de 8 esportes por meio de um recurso chamado ExerSSense. Ainda há suporte para GPS e a Zepp Health afirma que existe um novo chip GPS que não é apenas 20% mais rápido, mas 40% mais preciso. O chip tem suporte para 5 sistemas de navegação por satélite, incluindo GPS, Galileo, GLONASS, Beidou e QZSS.
Zepp OS: App oficial para smartwatches Amazfit
Zepp OS é o novo sistema operacional que alimenta os novos smartwatches e substitui o antigo Amazfit OS. Entre os novos recursos que traz, estão animações novas e mais rápidas de até 60fps e suporte a aplicativos. Existem mais de 10 mini-aplicativos empacotados com os smartwatches, como um aplicativo de ingestão de água, calendário, calculadora e um aplicativo Home Connect de terceiros que permite aos usuários controlar eletrodomésticos inteligentes de seus pulsos.
Zepp Health afirma que também haverá um aplicativo que permitirá aos usuários controlar suas câmeras GoPro usando o relógio. O fabricante diz que haverá um kit de desenvolvedor de aplicativos baseado na web para os desenvolvedores projetarem seus próprios mostradores de relógio e aplicativos para os novos smartwatches.
Quanto custa o Amazfit GTR 3, GTR 3 Pro e GTS 3?
Os modelos Amazfit GTS 3 e GTR 3 possuem pulseiras de silicone e custam em torno de $179.99. Já o modelo GTR 3 Pro, está custando cerca de $229.99, ele que vem com uma pulseira confeccionada em couro, os valores citados constam na loja da Amazfit. Em todos os três casos, existem várias cores para escolher.
Os materiais não parecem tão coloridos como no Amazfit GTR 2, e a própria tela parece que pertence a um smartwatch mais caro. A maior melhoria, porém, foi o aplicativo Zepp. As métricas são exibidas de uma maneira mais natural e não há tantos bugs e nem erros de tradução. Por fim, vamos acrescentar que o GTS 3 e o GTR 3 Pro funcionam por até 12 dias entre as cargas, e o GTR 3 básico – até 21 dias.