A Variabilidade da Frequência Cardíaca (HRV, na sigla em inglês) se refere às variações nos intervalos de tempo entre os batimentos cardíacos. Embora o coração não bata em um ritmo perfeito, essas flutuações são normais e não representam preocupação.
A frequência cardíaca varia dependendo da atividade que se está realizando. Quando se está relaxado ou dormindo, a frequência cardíaca diminui. Por outro lado, quando se está correndo ou enfrentando situações estressantes, a frequência cardíaca aumenta.
Para ajudar a monitorar o HRV, alguns smartwatches, como o Garmin, oferecem recursos para medir e interpretar os dados. O grau saudável de variabilidade varia de pessoa para pessoa e pode mudar ao longo do tempo.
Como entender o status HRV no seu smartwatch Garmin
Para estabelecer sua linha de base HRV, é necessário usar o relógio todas as noites durante três semanas, período em que as medições futuras são interpretadas com base na linha de base. A linha de base é exibida como uma faixa de valores medidos em milissegundos e é usada pela Garmin para aprimorar recursos como o Status de Treinamento e a Prontidão para o Treinamento.
Se a sua HRV estiver desequilibrada, mas acima da linha de base normal, pode ser um sinal de que você está sobrecarregando seu corpo e precisa descansar. É importante lembrar que a linha de base pode mudar, por exemplo, após um período intenso de treinamento. O widget de status HRV no relógio exibe seu status atual, que pode ser:
- Equilibrado
- Desequilibrado
- Baixo
- Ruim
Ao rolar para baixo, é possível ver a média da HRV medida na noite anterior e a média de sete dias. Quando o status de HRV está “Equilibrado“, significa que a média de sete dias está dentro da sua faixa pessoal. Se a HRV estiver “Desequilibrada“, pode indicar overtraining. Quando a média de sete dias da HRV cai significativamente abaixo da linha de base, seu status será reclassificado de desequilibrado para “Baixo“. E quando a linha de base pessoal cai abaixo dos padrões baseados na idade, o status de HRV é classificado como “Ruim“.
Diversos fatores podem impactar seu status de VFC, incluindo atividade física, estresse, qualidade do sono, nutrição e consumo de álcool. Se seu status de VFC estiver desequilibrado ou baixo, qualquer um desses fatores pode estar influenciando a variabilidade da sua frequência cardíaca. Quando o estado de VFC estiver desequilibrado, mas acima da linha de base normal, pode ser um indício de que você aumentou drasticamente seu treinamento, forçando ainda mais o seu corpo. Isso pode sugerir que seu organismo está tendo dificuldades para se recuperar e é necessário um dia de descanso.